Resenha: Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon


Sinopse: Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa, nunca sai em toda minha vida. As únicas pessoas com quem convivo são minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Pela janela olho para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega observando-o e me encara. Encaro-o também. Descubro depois que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.

A palavra que define esse livro é "fofo". O livro é um Young Adult bem clichê e na minha humilde opinião bem previsível. Apesar de que amei muitíssimo a forma como a autora acrescentou elementos de ilustração (feitos pelo marido da autora que é design gráfico) do dia a dia da Maddy para que nós  leitores possamos interagir mais com a personagem e entender o mundo que ela conhece. 

Achei que a história do Olly não foi tão trabalhada e ele como personagem ficou meio que "em segundo plano", também entendo que a justificativa para isso é que o livro é escrito na visão da Maddy, mas eu gostaria muito de ter lido algo na visão do Olly e entender mais afundo os sentimentos dele pela a garota.

Eu nunca tinha ouvido falar sobre a doença da Maddy o IDCG e achei interessante a Nycola abordar sobre esse assunto, tentei me colocar no lugar da jovem mas é muito difícil imaginar viver uma vida restrita somente a poucos m², também me chamou bastante a atenção o fato que mesmo que a Maddy viva nessa situação ela é uma jovem igual a qualquer outra jovem, ela tem amigos na internet, ela estuda arquitetura, e faz resenha sobre os livros que ela lê, e é óbvio ela não esta isenta de se apaixonar. É maravilhoso como ela se identifica com a figura do astronauta que consegue ver do espaço o mundo de uma forma que  as outras pessoas não enxergam o que se torna uma metáfora da vida dela.

Sobre a autora, já está na minha lista de leitura o outro livro dela "O sol também é uma estrela" justamente por que ela conseguiu me cativar com a sua escrita, que foi muito fluida (eu li o livro em questão de algumas horas) e foi o suficiente para querer conhecer outros trabalhos da autora.

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS: 
A mãe da Maddy, Pauline Whittier (Louca e criminosa) só isso. Carla que é enfermeira e a única amiga que Maddy, adorei como ela cuida e se preocupa não só com a doença da jovem mas com os sentimentos dela.


Enfim, gostei do livro, gostei dos personagens e gostei também da adaptação para filme achei bem fiel ao livro.

Um Beijo até a próxima.


Lançamento: 2017
Título original: Everything, Everything
Formato: 16 x 23 cm
Número de Páginas: 280
ISBN: 9788580416992
EAN: 9788580416992